ENCONTRO EM WASHINGTON

JLo e Sullivan admitem retomar Diálogo Estratégico

JLo e Sullivan admitem retomar Diálogo Estratégico

O Presidente João Lourenço e o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos da América, Jake Sullivan, reuniram-se, nesta segunda-feira, em Washington, e, entre outros assuntos, abordaram a possibilidade de retomar o Diálogo Estratégico EUA-Angola.

“O Sr. Sullivan reafirmou o nosso apoio na retoma do Diálogo Estratégico EUA-Angola, como peça central do nosso compromisso. Também enfatizou o nosso compromisso em trabalhar com Angola para promover os nossos interesses comuns nos laços económicos, no combate à pandemia da covid-19 e na segurança regional e marítima para o benefício dos povos americano e angolano”, lê-se no resumo do encontro divulgado na página oficial da Casa Branca.

Os dois países assinaram, em Julho de 2010, o acordo para a criação de uma comissão bilateral titulada Diálogo de Parceria Estratégica, visando elevar as relações bilaterais. Era o terceiro acordo do género que os Estados Unidos da América assinavam como países africanos, depois da África do Sul e a Nigéria.

No entanto, no mesmo ano, as relações entre os dois países registaram um irritante na sequência do encerramento das contas bancárias da embaixada de Angola nos Estados Unidos da América em sete meses. Ainda nesse ano, mas em Outubro, o então embaixador americano, Christopher McMullen, chegava a Luanda, mas seria credenciado apenas em Março de 2011, ou seja, seis meses depois. A razão da ‘demora’ nunca foi explicada oficialmente, mas esteve sempre ligada ao encerramento das contas. 

 

X