Girabola Zap
Banco BAI
Nomeada a 15 deste mês

Administração da Agência de Recursos Minerais toma posse

22 Jun. 2020 Economia / Política

O primeiro de conselho de administração da Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), nomeado a 15 de Junho deste ano, tomou posse hoje, num acto presidido pelo ministro do Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo.

Administração da Agência de Recursos Minerais toma posse

Para presidente da Agência foi empossado Jacinto Rocha e para administradores executivos Djanira Santos, João Chimuco, Lukombo Pedro e Moisés David.

Intervindo no acto, o ministro disse que o novo instituto tem, entre outras funções, regular o sector mineiro, com excepção dos hidrocarbonetos, elaborar políticas e estratégias e coordenar os objectivos e metas no âmbito do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018/2022.

De acordo com Diamantino Azevedo, a Agência Nacional de Recursos Minerais deverá adoptar um modelo de governação eficiente e mais transparente.

À margem do acto de empossamento, Jacinto Rocha disse que no exercício da sua função vai procurar introduzir ordem no sector, cumprindo as leis aplicáveis.

 O novo PCA afirmou que vão procurar atrair para o mercado angolano, empresas sul-africanas, canadianas australianas e norte-americanas, por via da AIPEX e do Código Mineiros, instrumentos disponíveis para este fim.

Com a criação ANRM a Endiama perde as atribuições de concessionária do sector mineiro e passa a uma empresa normal de exploração. “Vamos usar a Endiama como uma chave para facilitar a abertura do sector”- disse.

 

X