Criador de Dragon Ball fez fortuna com banda desenhada
FORTUNA.Começou na escola a imitar colegas do ensino primário a fazer desenhos. Na juventude, já era ‘estrela’ da banda desenhada, com sucesso mundial. ‘Bonecos’ ajudaram a criar um ‘monstro’ empresarial que vale mais de 55 milhões de dólares. Morreu em Março.
A morte de Akira Toriyama, no início do mês passado, abriu um autêntico buraco na banda desenhada mundial, em especial, na japonesa.
Nascido em Abril de 1955, Akira Toriyama ficou famoso pela criação de ‘mangas’, a banda desenhada japonesa, mas, em especial, por ser o ‘pai’ do Dragon Ball. Antes de atingir o ‘estrelato’ mundial, o designer japonês começou uma carreira profissional que o afastou dos estudos e do sonho de ser mecânico. Optou por viver à custa da mãe enquanto dava asas à sua imaginação… com desenhos. E foi esta arte que lhe permitiu arranjar o primeiro emprego, a criar cartazes para uma agência publicitária. No entanto, a sua imaginação já tinha sido alimentada na escola do ensino básico. O miúdo Akira entretinha-se a imitar colegas a desenhar, na altura, o passatempo favorito dos japoneses, tal qual é agora os jogos de computador. Ficou ainda mais fascinado, diria ele mais tarde, quando viu o filme de animação ‘101 dálmatas’, realizado em 1961.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública