Epal reclama dívida de 130 mil milhões kz
ÁGUA. Clientes particulares representam mais de 82% da dívida. O resto distribui-se entre empresas e o sector público. Empresa promete arrancar com a montagem de contadores “em breve” nas centralidades do Kilamba e Sequele.

A dívida estimada de clientes à Empresa Pública de Águas de Luanda (Epal) está avaliada, até finais de Abril, em cerca de 130 mil milhões de kwanzas, o que representa um aumento de mais de 8% quando comparados aos 120 mil milhões de kwanzas dos primeiros meses do ano.
A Epal tem uma carteira de 415 mil clientes, cerca de 400 mil dos quais particulares e que concentram o maior número de devedores.
O director do Gabinete de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais da empresa, Vladimir Bernardo, calcula a dívida dos clientes particulares em cerca de 82% do total.
“A falta de pagamentos regulares do consumo de água compromete o asseguramento do funcionamento das infra-estruturas de captação, produção e distribuição de água potável, tendo em conta que a única fonte de receitas da Epal provém dos seus clientes”, explica.
Para minimizar as consequências dos incumprimentos, a Epal está a realizar campanhas de sensibilização e cobrança denominada ‘Conta Azul’ com a finalidade de recuperar a dívida de clientes dos segmentos doméstico, comércio, indústria, serviços e Estado.
Muitos clientes de zonas mais recônditas justificam a falta de pagamentos com o distanciamento das agências da Epal. Por este motivo, para além campanha, a empresa contratou agentes de cobrança que estão distribuídos em vários bairros de Luanda e de Icolo e Bengo, de modo a que os pagamentos do consumo de água sejam afectuados próximo dos domicílios.
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