Com atraso de quatro meses, Ivanhoe Mines começa exploração de cobre e diamante no leste
SECTOR MINEIRO. Empresa de origem canadense, ligada ao sector extractivo, vai avançar com a exploração de cobre e diamante no país, após não ter conseguido materializar o plano no primeiro semestre, conforme indicam consultas e fontes do Valor Económico. Firma detém o maior direito de exploração numa área total de 22.195 km².
Empresa de origem canadiana Ivanhoe Mines começa a exploração de dois minerios, nomeadamente cobre e diamante, cujos direitos de prospecção detém há precisamente dois anos, numa área de 22.195 quilómetros quadrados que se estende do Moxico ao Cuando e ao Cubango.
A primeira fase, que deveria arrancar ainda no primeiro semestre de 2025, após mais de um ano de prospecção (mas que não ocorreu) vai avançar neste quarto trimestre, segundo informações constantes no relatório da empresa referente ao terceiro trimestre deste ano.
Dos 22.195 quilómetros quadrados de direitos de prospecção concedidos no ano passado, a empresa realizou prospecção em uma área de 600 quilómetros quadrados e encontra-se a analisar os dados de grande parte da zona prospectada. Na área de que obteve resultados conclusivos, vai começar a exploração, incluindo perfuração de diamante estratigráfico de 6.400 metros.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.









‘Água do chefe’ continua a ser bom negócio, dizem comerciantes