Portugal escolhe amanhã novo Presidente da República: um radical e um socialista entre os favoritos
Portugal escolherá amanhã o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa na Presidência da República. São 11 os candidatos a sufrágio. Amanhã, dia 18, será eleito o candidato que obtiver mais de metade dos votos expressos (50%), ou seja, uma maioria absoluta. As últimas sondagens apontavam como favoritos André Ventura, candidato apoiado pelo partido de extrema-direita Chega, e António José Seguro, candidato apoiado pelo Partido Socialista (PS).
Na corrida a Belém, e entre os 11 candidatos, há apenas uma mulher e também o mais jovem candidato da história. André Pestana, André Ventura (com o apoio do Chega), António Filipe (com o apoio do PCP), António José Seguro (apoiado pelo PS), Catarina Martins (apoiada pelo BE), João Cotrim Figueiredo (apoiado pela IL), Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), Henrique Gouveia e Melo, Humberto Correia, Luís Marques Mendes (com o apoio do PSD), e Manuel João Vieira são os que estão na corrida à presidência.
Hoje é o chamado dia de ‘reflexão’ eleitoral. A regra de 24 horas de silêncio sobre política. Neste dia, é proibida a realização de actos de campanha e a divulgação de propaganda eleitoral. O objectivo é permitir que os eleitores reflitam sobre as propostas e decisões que vão tomar no dia seguinte, sem serem influenciados por mensagens de última hora.








“Ainda não se acredita profunda e sinceramente nos nacionais, como se devia”