O visionário taiwanês que ‘superou’ Elon Musk
FORTUNAS. Em apenas um dia, CEO da Nvidia viu o património crescer 8 mil milhões de dólares, passando a acumular 90 mil milhões. Aumento explica-se pelo resultado positivo do balanço financeiro da empresa de tecnologia.
Em levantamento da revista Forbes coloca o empresário taiwanês Jensen Huang, de 61 anos, como a 17ª pessoa mais rica do mundo, com o acréscimo do dinheiro. O CEO da empresa de chips e semicondutores Nvidia acumulava ‘apenas’ 5 mil milhões de dólares em fortuna em 2020, ou seja, houve um incremento de 1.740% em quatro anos. Só na última semana, por exemplo, Huang viu a fortuna aumentar 8 mil milhões de dólares, em apenas um dia, resultado do aumento das acções da Nvidia na bolsa de valores de Nasdaq, após a divulgação do balanço da empresa no primeiro trimestre, que mostrou um aumento de 628% do lucro líquido.
De Janeiro a Março, o lucro da Nvidia em valores absolutos foi de 15 mil milhões de dólares, ao passo que a receita da empresa, que é a nova estrela da Wall Street, foi de 26 mil milhões de dólares.
A Nvidia é uma fornecedora central de insumos para a expansão da Inteligência Artificial (IA), que promete ser a última grande revolução tecnológica, caso os analistas estejam certos. Como presidente da companhia, Huang detém cerca de 3% das acções e tem observado a fortuna mais do que quadruplicar nos últimos meses. Em 2023, o executivo encerrou o ano com um património estimado em 21,1 mil milhões, um quarto do total de agora. Já em 2017, a fortuna era de 2,7 mil milhões, apenas 2% da actual. Antes da divulgação dos resultados financeiros da empresa, a Nvidia estava avaliada em 2,35 biliões de dólares e, após o anúncio, esse número subiu para 2,78 biliões. Esse fenómeno colocou a Nvidia como a terceira empresa mais valiosa da bolsa norte-americana, atrás apenas da Apple e da Microsoft. Esta proeza de amealhar tamanha fortuna em apenas um dia não é, entretanto, nova. Foi assim em Fevereiro, também numa quinta-feira, quando embolsou 8,5 mil milhões de dólares. Ou seja, em apenas dois dias, amealhou mais de 16 mil milhões de dólares.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
JLo do lado errado da história