SUBSCRIÇÃO
Valor Económico

Valor Económico

Os empresários chineses têm mostrado interesse em investir no mercado benguelense, que consideram ser “atractivo” devido às facilidades de transporte para as outras províncias e países vizinhos através do caminho-de-ferro e do porto. A presidente da associação dos empresários chineses de Benguela, Lin-da Ye Zhen, garante que vários empresários têm pedido apoio para conhece-rem o mercado e as facilidades de investir na província. “Temos muitos negó-cios de chineses que abrirão na província. Há mais de dez empresas que que-rem operar em Benguela por ser um mercado bom, desde lojas de telemóveis a fábricas de ferro e de whisky”, revela a dirigente. A associação procura um terreno, com dimensões de 50 mil metros, para construção de um centro co-mercial denominado Cidade da China, semelhante ao de Luanda.

A produção petrolífera de Angola, em Outubro, ficou a 6% da previ-são, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo Gás e Bio-combustível que dão conta que Angola produziu o equivalente a 1.051.321 barris de petróleo/dia quando estavam previstos 1.123.215.

O preço dos produtos a grosso registou uma variação mensal, no período de Setembro a Outubro, de 1,12%, fixando-se 0,02 ponto percentual inferior à registada no período anterior e 1,13 pontos percentuais inferiores à registada no mesmo mês de 2021.