Valor Económico

Valor Económico

BALANÇO. Números oficiais atestam que 2024 termina com um saldo negativo nos principais indicadores macroeconómicos. Na globalidade, a moeda só se desvalorizou e os preços só subiram. As reservas só caíram…

DISTINÇÃO. Aposta numa tentativa de viragem diplomática marcada por inúmeras incertezas e o forte ‘investimento’ na alteração do estatuto do MPLA para procurar manter-se à frente do partido, depois de 2026, para além da responsabilizacção pelo cenário de pobreza que grossa pelo País fora, estão entre as razões da escolha.

Qual é a avaliação que faz do sector agrícola do país em 2024? 
O ano de 2024, a exemplo do que vinha acontecendo nos últimos anos, voltou a registar um aumento de produção que, de acordo com as estatísticas do Ministério da Agricultura, foi de cerca de 6%. Esse aumento na produção resulta, na minha opinião, de dois factores fundamentais: o aumento do peso político do sector agrícola, principalmente da agricultura familiar, que faz com que haja mais atenção e mais direccionamento financeiro para agricultura e, por outro, um maior envolvimento dos agricultores, quer familiares, quer empresariais na produção agrícola. Mas é preciso que nós sejamos realistas e pensarmos que esse aumento de cerca de 6% de produção anual é ainda muito pouco para as necessidades do país, quer estejamos a falar de necessidades alimentares e nutricionais, quer estejamos a falar de exportação, coisas fundamentais para que a agricultura tenha um maior papel na economia. Tudo que seja um aumento de produção inferior a 12 ou 15% é irrisório, não resolve os nossos grandes problemas.