Num cenário complexo de desafios socioeconómicos, Angola apresenta um passo significativo em direcção ao fortalecimento da protecção social. Lançado em 30 de Maio de 2020, o KWENDA - Programa de Fortalecimento da Protecção Social surge como uma resposta decisiva para mitigar os impactos da pobreza e promover a resiliência económica.
Valor Económico
Representada por quadros seniores do Ministério das Relações Exteriores, a par de diversos países africanos, Angola está a participar desde esta terça-feira, na China, de uma reunião, cujo objectivo é abordar as medidas que visam a execução dos acordos assinados durante a Cimeira de 2024 do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), realizada em Setembro. Por ocasião da Cimeira, a China anunciou um pacote de 360 mil milhões de yuans, correspondente a 51 mil milhões de dólares, dos quais 210 mil milhões de yuan (29,6 mil milhões de dólares) estão destinados a uma linha de crédito, 80 mil milhões de yuan (11,309 mil milhões de dólares) para assistência em diferentes formas e 70 mil milhões yuans (9,895 mil milhões de dólares) para o investimento através de empresas chinesas.
O Governo recuou e já não vai privatizar a gráfica Damer. O empreendimento faz parte da lista de activos que foram entregues ao Estado pelos generais Manuel Hélder Vieira Dias Júnior ‘Kopelipa’ e Leopoldino Fragoso do Nascimento ‘Dino’, em Outubro de 2020.
O Governo aprovou a despesa de 22,3 milhões de dólares para comprar viaturas para apoiar o turismo. As viaturas serão destinadas aos polos de desenvolvimento do turismo e Agência Nacional para a Região do Okavango.
A ministra das Finanças nomeou novos administradores para a Administração Geral Tributária (AGT). O presidente do conselho de administração da AGT foi reconduzido ao cargo para um mandato de mais três anos. José Leiria foi nomeado em Janeiro de 2022 e mantém-se no cargo semanas depois do escândalo financeiro que lesou o Estado em 7 mil milhões de kwanzas. Vários funcionários seniores da AGT estão a ser acusados de crimes de acesso ilegítimo ao sistema de informação, peculato, associação criminosa, entre outros.
TSHISEKEDI, A MULHER QUE CASOU COM OUTRO SEM AVISO