ZUNGUEIRA
TURISMO E COMUNICAÇÃO ENTRE OS MAIS AFECTADOS

Clima económico recua para a pontuação mais baixa dos últimos 15 trimestres

AMBIENTE DE NEGÓCIOS. Empresários queixam-se de diversas dificuldades, desde as de natureza financeiras, burocracias, excesso de regulamentações estatais a falta de água e energia. Um dos sectores mais afectados é o do turismo, cuja avaliação e expectativa caíram substancialmente.

Clima económico recua para a pontuação mais baixa dos últimos 15 trimestres
Mário Mujetes

O clima económico atingiu a pontuação mais baixa dos últimos 15 trimestres, expondo a quebra da confiança dos empresários dos diferentes sectores no mercado angolano.

A pior e mais baixa pontuação do clima de negócio, no decurso de cerca de três anos, assinala-se no terceiro trimestre do corrente ano, ao fixar-se em apenas quatro pontos. O desempenho representa um descarrilamento de um ponto comparativamente ao trimestre anterior  e de cinco pontos, face ao trimestre homólogo, segundo contas do Valor Económico com base no Inquérito de Conjuntura às Empresas. 

Desde que atingiu a maior pontuação de 14, no primeiro trimestre de 2023, após sair do negativo no terceiro trimestre de 2021, o clima económico apresentou oscilações frequentes, a última vez que se fixou nos dois dígitos foi no primeiro trimestre de 2024 (11 pontos) e a tendência seguinte foi de redução.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.