Tom Pritzker aposenta-se como presidente executivo da Hyatt após 22 anos
Hotelaria. Fundada em 1957 com a aquisição do motel Hyatt House no aeroporto de Los Angeles, Hyatt Hotels Corporation transformou-se numa das grandes redes do sector hoteleiro no mundo.
O bilionário Tom Pritzker anunciou a sua aposentadoria imediata do cargo de presidente executivo da Hyatt Hotels Corporation, posição que ocupava desde 2004, tendo informado que não será candidato à reeleição ao conselho de administração na próxima assembleia de accionistas.
Pritzker, cuja liderança marcou boa parte da história recente da Hyatt, explicou que a sua decisão está vinculada a uma visão de transição ordenada da gestão e de fortalecimento da governança corporativa, depois de mais de duas décadas à frente da empresa.
“Como sabem, tenho plena confiança de que a Hyatt construiu a força e a agilidade necessárias para continuar e prosperar. Temos um conselho de administração sólido, uma equipe de gestão de classe mundial e colegas incríveis em todo o mundo. Estamos numa situação extremamente favorável”, descreveu o bilionário, citado pela Business Wira.
Durante a sua gestão, foi “peça chave” na transformação da Hyatt de uma empresa familiar para uma potência global do sector hoteleiro, ampliando a presença internacional da marca e promovendo um modelo de negócios mais focado em parcerias e franquias.
Pritzker conduziu a empresa por períodos de crescimento significativo, consolidando operações em mais de 1.500 hotéis em 83 países e conduziu estratégias que fortaleceram o valor para os accionistas ao longo dos anos.
A renúncia ocorre num momento delicado para Pritzker, depois da divulgação de documentos ligados aos processos relacionados a Jeffrey Epstein. Numa carta ao conselho, Pritzker reconheceu que manteve contactos com Epstein no passado e afirmou que isso reflectiu “terrível julgamento”.
O bilionário expressou arrependimento público, classificando a sua decisão de manter contacto com Epstein e Ghislaine como um erro grave de julgamento.
Admitiu que deveria ter cortado os laços muito antes e reconheceu que a permanência no cargo poderia prejudicar a imagem institucional da empresa que a sua família ajudou a construir.
Pritzker afirmou que a decisão de se aposentar também é influenciada pela idade e pela necessidade de permitir uma sucessão clara e estável na liderança da empresa. E indicou que vai concentrar-se no trabalho da sua fundação com a esposa Margot, no escritório familiar e em outras actividades em andamento, declarando-se disponível para apoiar a Hyatt conforme necessário.
A família Pritzker está associada à Hyatt há 70 anos, com Thomas Pritzker envolvido com a empresa por 45 anos.
Fundada em 1957 com a aquisição do motel Hyatt House no aeroporto de Los Angeles, Hyatt Hotels Corporation transformou-se numa das redes do sector de hoteleiro no mundo.








Júlio Bessa acusa governo provincial de aprovar “dívida falsa” de mais de...