CONFERÊNCIA SOBRE DESENVOLVIMENTO DA AVICULTURA

Avicultores desafiam Ecodima e acusam importadores de “asfixiar” produção nacional de frango

SECTOR AVÍCOLA. Críticas foram dirigidas sobretudo ao modelo actual de abastecimento do mercado que, segundo produtores, beneficia operadores ligados à importação. Representante do sector da distribuição entende que domínio do frango importado resulta de factores como preço, escala e qualidade da produção nacional.

Avicultores desafiam Ecodima e acusam importadores de “asfixiar” produção nacional de frango
Mário Mujetes

Vários produtores avícolas em Angola consideram que a cadeia de valor do frango no país está “viciada” na importação e acusam “interesses instalados” de dificultarem o crescimento da produção nacional, conforme verificou o Valor Económico durante um debate realizado no âmbito da Conferência sobre o Desenvolvimento do Sector Avícola, no passado dia 5 de Março.

O painel dedicado ao tema “Oportunidades e desafios no desenvolvimento da cadeia de valor do Frango” revelou um sector profundamente dividido quanto às causas da dependência externa que ainda marca o mercado nacional. De um lado, produtores defendem que os custos elevados e as dificuldades de aumento da produção do frango resultam de “distorções estruturais na cadeia de valor”. Do lado da distribuição, o representante sustenta que a produção nacional ainda não consegue garantir produção em escala, continuidade e preços competitivos.


Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.