O traficante milionário deu lugar ao samaritano de negócios
Superação. Nasceu pobre e viveu miserável, roubou para sobreviver, traficou droga e entra para História como bilionário e por ter sido apanhado com a maior carga de cannabis transportada via aérea: 37 toneladas de uma só vez. Hoje, é palestrante e empresário, ajuda viciados em drogas a dedicarem-se a negócios. Luta pela legalização da popular maconha.
Num lugar-comum dizer-se que há vidas que davam livros. E muitas delas dão. Por exemplo, a de David Victorson, que foi catalogado como um dos maiores traficantes de droga do mundo e que se transformou num palestrante de sucesso, precisamente para retirar viciados do mundo da droga. Aos 67 anos, já livre da cadeia, publicou o livro ’37 Tons’ (’37 toneladas’) e tornou-se quase um guru para quem quer criar pequenos negócios. Tem um escritório em Miami, nos EUA, um dos maiores entrepostos comerciais do mundo no tráfico de droga. Num ápice, transformou a sua história de vida, num ‘best-seller’ de aconselhamento. Para trás, deixou uma vida de traficante iniciada num dos bairros violentos de Boston, que, no entanto, foi um corredor para negócios de droga da India ao Nepal, passando por Amesterdão e Paquistão e com habilidades especiais para iludir autoridades. Contrabandeou cannabis, cocaína, esmeraldas e ouro da Bolívia e Colômbia. No livro, garante ter posto de joelhos alguns banqueiros do Texas, precisamente por estarem envolvidos em esquemas de lavagem de dinheiro, usando uma empresa que ele dirigia em São Francisco. Nunca foi investigado e as denúncias acabaram em ‘saco roto’.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública