KWIK
CUSTOS CONDICIONAM PRODUÇÃO

Preços da ração animal disparam com aumentos a atingirem os 100%

06 Aug. 2025 Empresas & Negócios

AGROPECUÁRIA. Subida dos custos da alimentação animal está a reduzir a margem de lucro dos produtores. Há quem tenha decidido diminuir o número de animais e não falta quem tenha mesmo abandonado a actividade.

Preços da ração animal disparam com aumentos a atingirem os 100%
Santos Samuesseca

Os custos de produção e de transporte fizeram disparar os preços da ração animal, com aumentos que oscilam entre os 50% e 100%, conforme cálculos do Valor Económico com base em informações recolhidas em diversas unidades de produção. 

Na fábrica Rações HL, com capacidade de produção de cinco mil toneladas por dia, os sacos de ração de 25 e 50 Kg para aves, frangos e bovinos passaram a custar 60 e 120 mil contra os anteriores 35 e 60 mil kwanzas. Ou seja, registaram-se aumentos de 71,4% e 100%. 

O responsável para a área comercial da empresa Rações HL, Augusto Muacabalo, explica que o aumento nos custos do frete consta entre as principais causas que ditaram os novos preços, o que impactou tanto na produção comona comercialização. 

“É preciso fazer-se um reajuste nos preços da ração para que toda essa conjuntura não tenha um impacto negativo para nós, porque, se acontecer, depois podemos parar de produzir”, avisa.

Os preços da empresa Proração Cuanza Norte Angola, por sua vez, dispararam mais de 57%. O saco de 50 Kg de ração para cordenizes, suíno, bovino e caprino passou a custar 110 mil kwanzas, contra os anteriores 70 mil. E o saco de 25Kg, o mais procurado pelos produtores de gado, saiu de 25 mil para 45 mil kwanzas, um aumento de 80%.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.