Biden desiste da corrida presidencial e apoia Kamala Harris
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou a desistência da corrida à reeleição para um possível segundo mandato na Casa Branca. Biden manifestou a intenção de cumprir o que resta do actual mandato e anunciou o apoio à candidatura da vice-presidente, Kamala Harris.
A desistência foi anunciada em carta publicada na rede social X (antigo Twitter). Esta comunicação foi feita depois de várias semanas de pressão de algumas figuras de destaque do Partido Democratas. “Tem sido uma grande honra servir como presidente. E, apesar de ter sido a minha intenção procurar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país eu desistir e focar-me unicamente e inteiramente nos meus deveres de presidente no que resta do mandato“, escreveu o ainda presidente.
Várias figuras de destaque, inclusive do seu próprio partido, têm feito sucessivos apelos para que Biden desistisse da sua recandidatura à Casa Branca. Os pedidos aumentaram após o debate televisivo com o rival Donald Trump em que o presidente norte-americano pareceu física e cognitivamente exausto.
Aos 81 anos, Joe Biden demonstrou em vários momentos públicos que já não estava em condições para disputar as eleições presidenciais contra Donald Trump.
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’