‘Assassino financeiro’ condenado a 25 anos de prisão
Justiça. Sam Bankman-Fried fez uma fortuna descomunal em apenas dois anos, usando os novos ‘ovos de ouro’ dos investidores: as criptomoedas. Falsificou, enganou mais de um milhão de pessoas e caiu com estrondo.
om apenas 32 anos, Sam Bankman-Fried entra para a história por ter sido condenado a 25 anos de prisão efectiva, uma das sentenças mais duras ligadas a crimes dos chamados ‘colarinho branco’. A imaginação para o negócio, em especial os que envolvem operações financeiras, ‘apanhou’ o jovem, nascido na Califórnia, aos 27 anos. Com o amigo Zixiao ‘Gary’ Wang, um programador informático que chegou a integrar a lista dos 500 homens mais ricos do mundo, fundou a Futures Exchange (FTX), em 2019. Os dois dedicaram-se às transacções e à criação de empresas de fundos de risco. Entre elas, a FTX. E foi aqui que começou a riqueza planetária de Sam Bankman-Fried, mas também a sua desgraça.
Em apenas dois anos, a empresa e os dois homens viveram meses vertiginoso. Logo no início, constituíram um fundo de risco, que começou por ter um investidor, disponível para colocar 100 milhões de dólares. Em 2020, a FTX comprou um aplicativo, que negociava criptomoedas. por 150 milhões de dólares. Um ano depois, já estava valorizado em 900 milhões. Em 2021, a avaliação saltou para os dois mil milhões e a empresa resolveu mudar a sede para as Bahamas, um dos paraísos fiscais. Nessa altura, os dois sócios criaram a FTX Ventures, um fundo de risco de alegadamente 32 mil milhões de dólares.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’