Emídio Fernando

Emídio Fernando

Trajetória. Empresário polémico, envolvido em casos de corrupção que abalaram a França, antigo presidente do Olympique de Marselha, político, actor, apresentador de televisão, cantor, deputado e eurodeputado, magnata e ministro. E até vítima de um rapto. Foi uma vida cheia a de Bernard Tapie, que terminou aos 78 anos, vítima de um duplo cancro.

Militante convicto do MPLA, mas crítico de algumas opções do Governo, em especial das privatizações, Francisco Viana é favorável à alternância democrática, porque só entende que ninguém deve ficar eternamente no poder e sente que o partido está esgotado. Apoiante de um pacto de regime entre todos os partidos, o empresário defende que o combate à corrupção deveria começar com a declaração de bens dos governantes. Sugere uma aposta na produção nacional, a todos os níveis, com forte incidência na agricultura.

patentes. Até ao seu fim, enquanto país, a União Soviética (URSS) dominou a emissão do número de patentes industriais e de inovação. EUA e Japão nunca largaram o topo da lista. China, há mais de duas décadas, mostra o seu poder e a influência asiática é reforçada pela Coreia do Sul. Inovação e criação da propriedade industrial fazem da Ásia a maior potência mundial. Este quadro mostra o número de patentes registadas, por cada um dos países, no mês de Março, de 1981, 1991, 2001, 2011 e 2021. 

Tribunais. Em pouco mais de três dias, João Lourenço conseguiu aprovar alterações à Constituição e, pelo meio, tirou “uma pedra do caminho’: o presidente do Tribunal Constitucional. Proposta passa, mas deixa a Justiça com divergências internas. Há quem sublinhe as divisões, mas políticas, dentro do MPLA.

Indústria. Arrecadou 25 medalhas nos Jogos Olímpicos, oito das quais de ouro. Regista um crescimento entre os 10 e os 15% anuais. 98 por cento do que produz é para a exportação. É uma empresa portuguesa, com origem em Angola, e é líder mundial no fabrico de caiaques e canoas desportivas.

X