Superação. Nasceu pobre e viveu miserável, roubou para sobreviver, traficou droga e entra para História como bilionário e por ter sido apanhado com a maior carga de cannabis transportada via aérea: 37 toneladas de uma só vez. Hoje, é palestrante e empresário, ajuda viciados em drogas a dedicarem-se a negócios. Luta pela legalização da popular maconha.
Emídio Fernando
AUSTERIDADE. Falta de dinheiro e obrigação de pagar dívidas levam Governo a tomar medidas de contenção. Despesas correntes começaram a ser reduzidas desde Julho. De fora ficam salários e gastos com a saúde e saneamento.
RESILIÊNCIA. Nasceu pobre. Enfrentou a violência e fintou a estatística brasileira que coloca a população de origem africana no ‘rés-do-chão’. Criou o Movimento Black Money que ajuda os afrodescendentes a vingar na vida, através do empreendedorismo e da formação. Hoje, é das negras mais influentes do mundo.
PETRÓLEO. Trabalhadores dos petróleos apelam à alteração dos valores das pensões. Vão enviar uma carta ao Governo, em que demonstram como têm sido prejudicados ao longo dos anos. Recebem cinco mil dólares mensais, mas em kwanzas. Desvalorização da moeda, dizem eles, atiram-nos para a pobreza.
Africana poderosa na política mundial
LIDERANÇA. Educação, saúde, transparência, dívida pública, ameaças, corte de combustíveis, pandemia da covid, alterações climáticas, empoderamento feminino e empreendedorismo. Não há temática mundial, dos nossos dias, que não tenha passado pelo ‘crivo’ desta economista nigeriana. Mas também cedências políticas aos EUA. Alguns destes temas até se cruzam com preocupações angolanas.
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’