Negócios. Foi no início do século 19 que o número de sociedades anónimas disparou na Europa. Quase um ‘boom’ que foi substituindo os monopólios estatais e que se espalhou um pouco por todo o mundo.
Emídio Fernando
DEFESA. Altos dirigentes angolanos continuam a ser investigados pela justiça espanhola, por causa da venda de armas. Processo levou à condenação de dirigentes espanhóis. Autoridades de Madrid já ilibaram os Camarões, mas mantêm na mira Angola.
GUERRA. Israel tem o 15º gasto do mundo em armamento. Palestina recorre ao Irão, mas não se sabe quanto gasta. Guerra deste ano vai custar 3,8 mil milhões de dólares aos EUA. Hamas usa foguetes de 800 dólares.
DIPLOMACIA. Marrocos vai ser palco da cimeira anual do Fundo Monetário Internacional que decorre até o próximo sábado. Encontro reúne ministros das finanças e presidentes dos bancos centrais de 189 países. Anfitrião, Marrocos, ainda está a ‘lamber as feridas’ dos sismos de Setembro que provocaram mais de três mil mortos. Mas já iniciou uma campanha de recuperação económica que passa por uma forte aposta nos negócios e nas ligações empresariais com os vizinhos africanos e sobretudo com os países da África subsariana.
Nobel já premiou 62 cientistas ligados à Economia
RECONHECIMENTO. Prémios Nobel já galardoaram mais de 900 pessoas, entre elas, 92 cientistas ligados à Economia. Dos quase mil premiados, apenas 60 são mulheres e somente 17 têm origem africana.
“A taxa de inflação para 2024 vai situar-se seguramente acima...