TECNOLOGIA. Multimilionário Elan Musk volta a ‘atacar’ com a criação de uma ‘startup’, ligada à alta tecnologia. Neuralink criou um ‘chip’ controlado apenas pelo cérebro. Inovação já é criticada. Empresa procura voluntários em todo o mundo para participarem em testes.
Emídio Fernando
POLÍTICA. É uma decisão histórica. Câmara de São José, nos EUA, impede que as campanhas dos partidos sejam financiadas por estrangeiros. Decisão impede que empresas estrangeiras possam influenciar directamente nas eleições. É a primeira vez que uma decisão destas é tomada num país que valoriza a iniciativa privada.
DÍVIDA. Transformou-se num guru do investimento, mas com dívidas. Divide a sua vida profissional entre os conselhos em palestras ao vivo, em programas de televisão e em aulas de educação financeira. Pelo meio, tem tempo para escrever livros que se tornaram sucessos mundiais. Mas não escapa de ser chamado “burro” por colegas economistas
DISTINÇÃO. Pelo ineditismo e pelo simbolismo político da tentativa de destituição de um Presidente da República, o Grupo Parlamentar da Unita foi escolhido como a ‘Personalidade do Ano’, pelo jornal Valor Económico. É certo que a iniciativa da Unita começou por encalhar logo no parlamento, mas teve o mérito de juntar-se aos factos que, de forma destacada, marcam a luta pela efectiva pela democratização de Angola. Em termos imediatos, centralizou as preocupações sobre os caminhos que o país tem tomado, condicionou a narrativa sobre o terceiro mandato e aprofundou fissuras, mesmo que discretas, no topo do MPLA.
FALSIFICAÇÃO. Pobreza e viuvez atiraram Edward Mueller para a falsificação de notas. Foi a forma que encontrou para sobreviver. Durante mais de 10 anos, usou apenas notas de um dólar, enganando comerciantes e autoridades. Só foi apanhado depois de um incêndio que destruiu a sua rudimentar mercadoria. Vida de Edward Mueller até deu um filme.
BCI fica com edifício do Big One por ordem do Tribunal de...