Banco BAI
Emídio Fernando

Emídio Fernando

BRINQUEDOS. Aproxima-se o Natal e tradição manda que se comprem objectos para crianças. Há mais de 70 anos que a Lego tem uma palavra a dizer. Já causou alegrias a várias gerações e hoje continua a renovar as suas propostas de jogos didácticos de montar, imitando tijolos da construção civil. Tudo começou na Dinamarca com a família Christiansen.

INDÚSTRIA AUTOMÓVEL. Foi Adolf Hitler, líder da Alemanha nazi, que impulsionou criação da Volkswagen. Ideia era ter automóvel ao lado da propaganda. Mesmo com derrota militar, marca é hoje das mais importantes no mundo. Tem mais de 600 mil empregados em dezenas de países e comprou 11 marcas que juntou ao seu ‘portfolio’.

PRESIDENCIAIS. O mundo ficou em choque com a vitória de Donald Trump e reagiu, entre a moderação e a preocupação, enquanto o futuro presidente dos EUA escolhia a equipa.

BEBIDAS. De um simples medicamento, transformou-se na marca mais valiosa e mais conhecida do mundo. A Coca-Cola existe, porque existe publicidade agressiva e imaginativa. È graças a ela que se celebra o Natal com um velhinho vestido de branco e vermelho. Começou o sucesso graças a uma estratégia inovadora de distribuição.

ECONOMIA. Crises económicas e financeiras não são ‘fenómenos’ recentes. Desde histórica queda da venda de tulipas na Holanda, considerada pelos historiadores, como primeira crise verdadeira mundial, mundo tem assistido a autênticos ‘terramotos’ económicos que, nalguns casos, são cíclicos, sobretudo no século XX. Na maior parte das origens das crises, estiveram.

X