Emídio Fernando

Emídio Fernando

FIGURA DO ANO. Lutou em várias frentes, internas e externas, e saiu vitorioso de quase todas elas. Quando foi derrotado pelo Tribunal Constitucional, viu disparar a popularidade e reconquistou a presidência da UNITA com mais de 96% dos votos. Mas essas batalhas ajudaram-no a captar simpatias e popularidade, até transversais aos partidos políticos. Ao mesmo tempo, provaram que ele é, de facto, o político que o MPLA mais teme. Tudo isso justifica a escolha do jornal Valor Económico para a ‘Figura do ano’ de 2021. 

FORTUNAS. Foi refugiada de guerra vítima dos EUA, mas foi com os norte-americanos que encontrou o caminho do sucesso e da generosidade. Priscilla Chan convenceu o marido, Mark Zuckerberg, a doar 99% da fortuna dos dois.

COMÉRCIO. Navios chineses 'escondem-se' nos mares, aproveitando a falta de sanções. É uma
estratégia que agita o comércio internacional. Seis em cada 10 navios pertencem à China. Analistas suspeitam que a gestão de Beijing passe por guardar mercadoria para a vender depois.

Tributação. Está escrito na História: quando um governo tenta ganhar mais com a venda de bebidas alcoólicas dá-se mal. Ou quando se mete a fazer leis que mexam nas bebidas. Já houve revoltas e revoluções por causa da ideia de aumentar impostos. Rum, cerveja e cachaça até deram nomes a revoluções.

Negócios. Nos últimos 10 anos, mundo empresarial tem assistido à ascensão da China. Em 2012, duas grandes chinesa conseguiram intrometer-se no domínio norte-americano, na lista das mais valiosas. Mas as grandes tecnológicas quase não são beliscadas e até se assiste ao crescimento da Google e da Facebook, hoje transformada em Meta. Petrolíferas vão perdendo terreno.