Emídio Fernando

Emídio Fernando

DIPLOMACIA.Presidente do Brasil ausente, Guiné-Bissau em fricções com Angola, Guiné-Equatorial à beira de eliminar a pena de morte e Luanda a pensar nas relações económicas. É este o resumo de uma cimeira que vai aprovar a mobilidade diplomática. Em definitivo, cai a ideia de haver a livre circulação de pessoas e bens entre os países da língua portuguesa.

Turismo. É a nova moda de quem tem muito dinheiro: viajar para o espaço. Três multimilionários desafiam as empresas já estabelecidas na indústria espacial. Jeff Bezos, Richard Branson e Elon Musk apostam em desenvolver o turismo espacial, uma indústria já avaliada em um bilião de dólares.

História. Há erros históricos que se podem tornar catastróficos. E quando se juntam a erros de gestão podem também ser desastrosos. Foi o que aconteceu quando um investidor australiano resolveu comprar coelhos.

 

FORTUNA. Físico de profissão, candidato a colonizador do espaço, génio da computação, vítima de ‘bullying’ enquanto criança, filantropo, visionário e sobretudo multimilionário. Quando festejar os seus 50 anos, na próxima semana, Elon Musk terá quase o mundo na mão.

REINVENÇÃO. Na revolução portuguesa de 1974, o pragmatismo de dois empresários marcou a diferença. Américo Amorim e Luís Silva não rejeitaram os ventos socialistas que se aproximavam. Bem pelo contrário, levaram as suas empresas a negociar com os países socialistas, enquanto muitos empresários fugiam de Portugal e de Angola. Em comum, os dois cruzaram negócios com Isabel dos Santos.