ANGOLA GROWING
Emídio Fernando

Emídio Fernando

História. Há erros históricos que se podem tornar catastróficos. E quando se juntam a erros de gestão podem também ser desastrosos. Foi o que aconteceu quando um investidor australiano resolveu comprar coelhos.

 

FORTUNA. Físico de profissão, candidato a colonizador do espaço, génio da computação, vítima de ‘bullying’ enquanto criança, filantropo, visionário e sobretudo multimilionário. Quando festejar os seus 50 anos, na próxima semana, Elon Musk terá quase o mundo na mão.

REINVENÇÃO. Na revolução portuguesa de 1974, o pragmatismo de dois empresários marcou a diferença. Américo Amorim e Luís Silva não rejeitaram os ventos socialistas que se aproximavam. Bem pelo contrário, levaram as suas empresas a negociar com os países socialistas, enquanto muitos empresários fugiam de Portugal e de Angola. Em comum, os dois cruzaram negócios com Isabel dos Santos.

Seguro. Crítico do actual combate à corrupção, que considera "um combate pessoalizado", líder do Bloco Democrático e professor da Universidade Católica de Angola, reprova os dirigentes do MPLA por "não terem capacidade de se indignar" e desconfia que tomam comprimidos para relaxarem com receio de "serem apanhados como galinhas". Em entrevista à Rádio Essencial, Justino Pinto de Andrade manifesta-se contra a destruição de riquezas construídas de forma ilícita e revela que a plataforma da Oposição está a andar com passos seguros, em que ele se assume como o "equilíbrio".

LOGÍSTICA. Uma simples ideia criou o maior gigante mundial de distribuição de encomendas. DHL foi criada há 52 anos e começou num ‘stand’ de automóveis. Hoje, está instalada em mais de 220 países e territórios e distribui 1,5 mil milhões de encomendas por ano.