Banco BAI
Emídio Fernando

Emídio Fernando

MOBILIÁRIO. Com uma fortuna que faz dele um dos homens mais ricos do mundo, Ingvar Kamprad criou um império mobiliário. é um hábil gestor político e é ‘estrela’ na imprensa por ser demasiado forreta: compra roupa em segunda mão e produtos expirados.

EMPREGO. Uma pesquisa da organização Universum, com estudantes universitários, concluiu que a Google é a empresa mais cobiçada por quem se licencia em Tecnologias de Informação (TI) ou Gestão. Foram inquiridos mais de 242 mil estudantes da Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. A Google lidera em ambos os casos, seguida da Apple, em Gestão, e a Microsoft em TI. Os ‘top 5’ reflectem a importância das empresas no mundo.

TERRORISTA. As feridas deixadas pelos ataques a Nova Iorque, a 11 de Setembro de 2001, demoram a sarar. As famílias das vítimas querem processar e pedir indemnizações à Arábia Saudita. Mas o velho aliado, os EUA, não deve apoiar. Os efeitos económicos ainda se fazem sentir hoje.

DESTITUIÇÃO. Depois de uma longa luta, no Senado, Dilma Rousseff acabou mesmo por ser destituída, mas vai recorrer. Desde 1930, apenas por quatro vezes, um presidente terminou o mandato para que foi eleito. Michel Temer tomou as rédias do poder, mas com forte oposição interna e externa.

INDÚSTRIA AUTOMÓVEL. A Toyota hoje é mais do que uma marca. É um símbolo do Japão e da eficiência asiática. Além da construção de automóveis, tem escolas, oferece bolsas de estudo a japoneses e estrangeiros, participa em campanhas de responsabilidade social. Nasceu a imitar e o fundador atribuiu o nome por… superstição.

X