APOIO MILITAR

Trump anuncia fim da ajuda financeira anual de 4 mil milhões de dólares a Israel em 2027

04 Nov. 2026 Valor Económico Mundo

Presidente norte-americano afirma que Washington continuará a vender armamento ao aliado do Médio Oriente, apesar da intenção de suspender a assistência financeira, que deverá terminar no final de 2026.

Trump anuncia fim da ajuda financeira anual de 4 mil milhões de dólares a Israel em 2027
DR

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, esta terça-feira, que Washington deixará de conceder a Israel cerca de 4 mil milhões de dólares em ajuda financeira anual a partir de 2027, mas continuará a disponibilizar apoio estratégico e a vender armamento ao seu aliado no Médio Oriente. O anúncio foi feito durante uma entrevista ao programa Fox & Friends, da cadeia televisiva Fox News, na qual Trump afirmou que os dois países chegaram a um entendimento para pôr fim à assistência, após conversações com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

“Vamos ajudar Israel se eles precisarem”, afirmou o líder norte-americano, acrescentando: “Israel é o nosso número um; damos a eles mais do que a qualquer outro país, e eles não precisam mais disso. Se precisassem, eu daria para manter.”

Apesar da suspensão da ajuda financeira, Trump enfatizou que Israel poderá continuar a adquirir armamento fabricado nos Estados Unidos e a beneficiar de apoio estratégico, caso necessário.

A decisão de Donald Trump representa uma alteração no modelo de assistência militar estabelecido entre os dois países, ao abrigo de um Memorando de Entendimento (MOU) de dez anos, assinado em 2016, durante a administração do antigo Presidente Barack Obama, e em vigor desde 2019, com término previsto para 2028.

Ao abrigo do acordo, os Estados Unidos disponibilizam anualmente cerca de 3,8 mil milhões de dólares a Israel para a aquisição de armamento fabricado em território norte-americano, numa modalidade que beneficia igualmente a indústria de defesa dos Estados Unidos. Com o eventual fim da assistência, Israel poderá continuar a adquirir equipamentos militares norte-americanos com recursos próprios.

Actualmente, os Estados Unidos disponibilizam cerca de 3,8 mil milhões de dólares anuais a Israel, ao abrigo do MOU. Entretanto, o acordo estava previsto terminar apenas em 2028. Com o eventual fim da assistência, Israel poderá continuar a comprar armamento norte-americano com recursos próprios, mantendo-se a relação comercial no sector da defesa.

Contudo, o anúncio não esclareceu os mecanismos para antecipar o fim do actual acordo de assistência, que se estende até 2028, nem os termos da sua eventual alteração. A implementação da medida poderá exigir negociações adicionais e a intervenção do Congresso norte-americano.