‘El dorado’ do Ocidente, Inferno africano
ESCRAVATURA. Mais de 12 milhões de africanos foram escravizados por europeus e norte-americanos. Escravatura chegou a ser o negócio mais cobiçado e mais rentável para os ‘poderosos’ do chamado Novo Mundo. Ao todo, calcula-se que rendeu mais de 35 biliões de dólares.
Em apenas 200 anos, foram transportados mais de 12 milhões de seres humanos de África para a Europa e América, em navios, barcos, barcaças e até em botes que serviam de suporte logístico aos actos de gestão. Foram os tempos ‘áureos’ do comércio escravo que fez enriquecer políticos, comerciantes, aventureiros, militares, piratas e bandidos da mais variada espécie.
Portugal, que detinha colónias em África, entre elas Angola, foi o primeiro país a abolir a escravatura, de forma oficial, em 1761. No entanto, as práticas de gestão de pessoas, mercadorias e negócios eram, em quase tudo, parecidas com as executadas pelas políticas esclavagistas, e mantiveram-se ao longo dos quase três séculos seguintes. Os EUA só aboliram, também oficialmente, a escravatura em 1808.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública