ENDE ‘no vermelho’ pelo sexto ano consecutivo
CONTAS. Auditor aprovou as contas com reservas e manifesta a dificuldade em compreender as rubricas de imobilizações corpóreas e imobilizações incorpóreas cujos montantes líquidos de amortizações acumuladas ascendem a 583,498 mil milhões de kwanzas.

A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (Ende) continua com os resultados negativos, ao fechar o exercício de 2024 com prejuízos acima dos 109,859 mil milhões de kwanzas, um aumento de 18,93% face ao ano anterior.
Com a situação a arrastar-se há seis anos consecutivos, os prejuízos são justificados com o impacto negativo da falta de liquidez na operacionalidade da empresa, “sobretudo no que toca às acções de manutenção e expansão da rede e o deterioramento da relação com os fornecedores”, conforme se lê no relatório e contas de 2024.
Além dos resultados liquidos estarem no vermelho, o capital próprio segue em proporção “mais crítica”, contabilizando prejuízos de 343,974 mil milhões de kwanzas como resultado de um incremento de 46,92%, ao sair dos 234,115 mil milhões de kwanzas negativos em que esteve fixado em 2023.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.
Falta de plano de emergência, tratamento das bagagens e indifinição do operador...