Comenta o impacto do pagamento de direitos de autores para economia do país assim como para a vida dos fazedores de artes e de obras intelectuais e discorre sobre um conjunto de legislação que assegura a cobrança de direitos de autores. A directora Nacional do Serviço Nacional de Direitos de Autores e Conexos (SENADIAC) defende que a pirataria afecta consideravelmente a economia, por isso recomenda aos autore que a registem as suas criações para terem o controlo das suas obras.
Mateus Mateus
jornalistaDefende a massificação dos seguros para a população e reconhece o trabalho desempenhado pela ASERG nos últimos três anos para adequação da legislação, embora considere que o país ainda está muito longe de atingir os níveis desejados de penetração do seguro. Kianda Trozo recomenda também a adequação de produtos assim como a aposta no segmento de particulares e é peremptório quanto à falta de condições no mercado para a expansão do seguro agrícola.
Os 7 mil milhões de kwanzas, mencionados como o valor alegadamente desviado por altos funcionários da Administração Geral Tributária (AGT), corresponde a 6,20% do total pago em reembolso do IVA aos contribuintes, e 1,16% do total que seria pago caso todos os pedidos de reembolso, referente a 2024, recebessem luz verde da instituição tributária.
CONTROLO. Camionistas estiveram impedidos de transpor a fronteira entre a província do Zaire e o Congo Democrático para levar mercadoria para Cabinda. Motoristas foram julgados e absolvidos, mas camiões continuam retidos. Já há envolvimento das autoridades dos dois países e ministro do Interior garante, em exclusivo, que a medida visa travar contra bandistas.
O CEO do Standard Gestão de Activos defende que os depósitos a prazo feitos nos bancos não garantem o mesmo retorno que se pode ter ao investir nos fundos e acredita que o mercado angolano é apetecível para o negócio do mercado de capitais. Para António Catana, o investimento nos fundos de gestão de activos pode ser uma alternativa para se ganhar dinheiro e para se contornar as constantes subidas da inflação no país.
Mais de 4,454 milhões de pessoas saíram de Angola em três anos