DÍVIDA. Últimos salários foram pagos há mais de sete anos e trabalhadores não têm dúvidas de que a culpa é da petrolífera pública que até se recusa a viabilizar a venda da empresa, apesar de haver interessados. Ao Valor Económico, PCA da Sonangol nega responsabilidade de condução do processo para a saída do impasse.
Mateus Mateus
jornalistaCONTESTAÇÃO. Venâncio promete impugnar novamente o congresso extraordinário do MPLA e acredita que desta vez será diferente, depois de já ter visto chumbada a providência cautelar por falta de provas.
JUSTIÇA. Há quatro anos, Joel Leonardo vem sendo acusado de violar a lei e a Constituição em disputas internas contra colegas do Tribunal Supremo. Agora é acusado de mandar para a reforma ‘à força’ o juiz conselheiro Aurélio Simba. CSMJ confirma que juiz foi, de facto, jubilado e que acção intentada por Aurélio Simba corre os seus trâmites e aguarda desfecho.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Em termos parciais, maior peso com as remunerações recai sobre os chefes de secções municipais. São mais de 13 mil em todo o país e custam 4,290 mil milhões de kwanzas, cerca de 59,39% do valor global e mais de 50%, face à estrutura orgânica anterior em que estavam contabilizados 6.560 chefes de secções municipais, com um peso de 2,158 mil milhões de kwanzas.
Sonangol produziu 2,12% do petróleo bruto
RECEITAS. Sonangol reporta uma queda de 0,9 mil milhões de dólares em 2024 e lucros quedam 8%. São resultados preliminares apresentados pela empresa e não auditados.
NOVO SISTEMA POLÍTICO PRECISA-SE