Aponta para mais de 100 empresas francesas a operarem em Angola com um volume de negócios de cerca de 6 mil milhões de euros. Sophie Aubert fala da necessidade de desenvolver a economia angolana para permitir a exportações dos produtos produzidos em Angola. E defende que as decisões do presidente norte-americano poderão não condicionar os investimentos no Corredor do Lobito.
Mateus Mateus
jornalistaDIAMANTES. PCA da Endiama explica que o processo levou cerca de 15 meses para que fosse encontrada a melhor solução para viabilizar as sociedades mineiras de Catoca e Luele, que representam mais de 80% da produção diamantífera angolana.
JULGAMENTO. Primeira sessão do julgamento dos generais ‘Kopelipa’ e ‘Dino’ marcado por contradições na interpretação de questões básicas. Defesa mostra-se atónita com a ausência de Manuel Vicente no banco dos réus, apesar de várias vezes referido como o líder de várias operações.
ENTREVISTA. Empresário Bartolomeu Dias considera que, passados 50 anos sobre a proclamação da Independência, o sector empresarial do país é dominado por estrangeiros porque estes têm suporte dos seus países, diferente da banca angolana que não tem condições para suportar a economia. E critica a discriminação do Governo no tratamento dos empresários angolanos, como, por exemplo, no acesso a divísas.
DÍVIDA. Últimos salários foram pagos há mais de sete anos e trabalhadores não têm dúvidas de que a culpa é da petrolífera pública que até se recusa a viabilizar a venda da empresa, apesar de haver interessados. Ao Valor Económico, PCA da Sonangol nega responsabilidade de condução do processo para a saída do impasse.
“Com uma logística funcional, é possível baixar até 40% o custo de...