ZUNGUEIRA
ENCONTRO DE TRABALHO COM OS MEMBROS DOS CONSELHOS FISCAIS

Vera Daves questiona desempenho dos órgãos de fiscalização das Finanças

GOVERNAÇÃO. Ministra das Finanças aponta para a necessidade de equilíbrio e competência no papel dos membros dos órgãos de fiscalização, defendendo ser imperioso sair da zona de conforto para prestar um serviço melhor.

Vera Daves questiona desempenho dos órgãos de fiscalização das Finanças
Santos Samuesseca

A ministra das Finanças, Vera Daves, admitiu que o desempenho dos órgãos de fiscalização ainda está aquém do que o país “precisa e merece”, com a existência de fragilidades, pareceres pouco técnicos, intervenções tardias e insuficiente compreensão normativa.

Enquanto intervia no ‘Encontro de Trabalho com os membros dos Conselhos Fiscais, com o objectivo de reforçar o papel destes órgãos na promoção da boa governação, da conformidade legal e da eficiência na gestão dos recursos públicos’, na sexta-feira, 21, no Palácio da Justiça, Vera Daves reconheceu haver ainda falta de coordenação com os conselhos de administração, dificuldades de leitura de riscos e falhas na antecipação de problemas, “que depois se tornam maiores e, por isso, mais difíceis de corrigir”.    

Indicando para a necessidade de haver equilíbrio e competência no papel dos membros dos órgãos de fiscalização, Vera Daves defendeu ser imperioso sair da zona de conforto para prestar um serviço melhor, cumprindo “essa missão com frontalidade e transparência”. 

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.