Cantina
por tentativa de golpe de Estado

Supremo brasileiro condena Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão

12 Sep. 2025 Agência Lusa Mundo

O presidente do colectivo de juízes do Supremo Tribunal Federal do Brasil votou pela punição de Jair Bolsonaro por golpe de Estado, confirmando assim condenação do ex-presidente brasileiro.

Supremo brasileiro condena Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão

"A prova dos autos permite concluir que os acusados objectivavam romper com o Estado democrático de Direito, valendo-se deliberadamente da condição expressa e um desejado uso do poder das Forças Armadas. Havia clara divisão de tarefas", afirmou Cristiano Zanin. Além de Jair Bolsonaro, foram também condenados outros sete réus: Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto. 
Os acusados respondem por cinco crimes, à excepção de Alexandre Ramagem. São acusados de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de património. Esta é a primeira vez que um antigo presidente é condenado por tentativa de golpe de Estado na história do Brasil. O colectivo de juízes que forma a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) é composto pelo juiz Alexandre de Moraes, Flávio Dino , Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.