ZUNGUEIRA
PERDA ACUMULADA DE 431,7 MILHÕES DE DÓLARES

Investimento Directo Estrangeiro quebra pelo segundo trimestre consecutivo

BALANÇO. Analistas e investigadores têm alertado, de forma sistemática, para o impacto negativo da hesitação dos investidores no sector petrolífero, que, em termos acumulados, registou menos 418,6 milhões de dólares de investimento entre o primeiro e o terceiro trimestre.

Investimento Directo Estrangeiro quebra  pelo segundo trimestre consecutivo
Mário Mujetes

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) caiu 7,16% para os 2,282 mil milhões de dólares no terceiro trimestre, segundo cálculos do Valor Económico, baseados em estatísticas do Banco Nacional de Angola (BNA). 

Os números do terceiro trimestre sinalizam uma tendência de recuos neste exercício, depois da quebra de 9,5% para os 2,459 mil milhões de dólares registada no segundo trimestre (ver quadro), e reafirmam a importância do sector petrolífero no comportamento global do IDE.    

Vários analistas e investigadores têm alertado, de forma sistemática, para o impacto negativo da hesitação dos investidores no sector petrolífero, que, em termos acumulados, registou menos 418,6 milhões de dólares de investimento entre o primeiro e o terceiro trimestre.  

Investigadores do Centro de Investigação Económica da Universidade Lusíada (Cinvestec), por exemplo, admitem que a  probabilidade de as reservas petrolíferas actuais se “esgotarem sem substituição é muito grande”, condicionando de forma significativa o crescimento económico. 

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.