Malparado ao abrigo do Aviso 10 aumenta 110%
CRÉDITO. Nível de incumprimento do crédito concedido ao abrigo do Aviso 10/24 aumentou de 29,66 mil milhões para 63,93 mil milhões de kwanzas, estando este incumprimento concentrado nas médias empresas, por outro lado, as empresas da capital foram as maiores beneficiárias dos créditos desembolsados.
O stock de crédito concedido ao sector real da economia através do Aviso 10/24, do BNA, atingiu mais de 1,37 biliões de kwanzas, em 2025, com cerca de 1.110 operações desembolsadas. O incumprimento está estimado em 63,93 mil milhões de kwanzas, registando um aumento de 115% face ao período homólogo.
O crédito em incumprimento representa, portanto, pouco mais de 1% do stock global, avaliado em cerca de 6,13 biliões de kwanzas. Já as operações em incumprimento passaram a contar com mais 10, totalizando 194, correspondentes a 17% face ao total das 1110 operações.
Os dados foram apresentados na sessão de Balanço e Perspectivas da Política Monetária e Cambial realizada, na última sexta-feira (16), pelo Banco Nacional de Angola (BNA). Na ocasião, o director do Gabinete de Acompanhamento ao Crédito do banco Central, avançou que o incumprimento é liderado pelas médias empresas em cerca de 61%.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.








“Ainda não se acredita profunda e sinceramente nos nacionais, como se devia”