PIB regista crescimento de 0,05%
O Produto Interno Bruto registou um crescimento de 1,82% no terceiro trimestre de 2025, comparativamente ao período homólogo, e de 0,05% face ao trimestre anterior.
O sector petrolífero registou uma queda de 7,77%, mantendo-se a tendência dos últimos trimestres, depois da contração no último trimestre de 2024 e nos dois primeiros deste ano. O sector não petrolífero, por sua vez, fixou-se em 4,14%, um aumento de 0,70 pontos face ao período anterior. O relatório das contas nacionais apresentadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indica que as principais actividades que contribuíram positivamente para a variação do PIB, no terceiro trimestre, foram a Administração Pública com 0,020 pontos, a extracção de diamantes com 0,014 pontos, a extracção e refinação de petróleo com 0,013 pontos e transporte e armazenagem com 0,008 pontos.
Segundo os números, o valor acrescentado bruto da Agropecuária registou um crescimento de 3,53%, contribuindo com 0,27 uma variação global do PIB. “A variação deveu-se ao aumento da produção agrícola em 3,63%, que detém mais de 70% do peso do sector”, lê-se no documento.
Na pesca e aquicultura houve uma queda de 6,73% comparativamente ao período homólogo, contribuindo negativamente com 0,13 pontos na variação global do PIB.
O aumento do número de turistas e receitas das unidades hoteleiras e estabelecimentos similares permitiu também ao sector de alojamento e restauração registar um aumento na ordem de 13,62%, face ao período homólogo, contribuindo com 0,07 pontos na variação global do PIB.








Vera Daves questiona desempenho dos órgãos de fiscalização das Finanças