accionistas aprovaram a dissolução do banco

BNA aprova nova comissão liquidatária do VTB-África

Nova comissão substitui a nomeada em agosto e que era liderada pelo então presidente da Comissão Executiva da instituição. BNA anunciou, em maio, que accionistas aprovaram a dissolução do banco

BNA aprova nova comissão liquidatária do VTB-África

O Banco Nacional de Angola (BNA) aprovou a constituição de uma nova comissão liquidatária do Banco VTB-África, em substituição da equipa aprovada em agosto de 2025, então presidida por Hamilton Vicente Sebastião Soares, que exercia também as funções de presidente da Comissão Executiva da instituição até à decisão da sua dissolução pelos accionistas. 
Hamilton Vicente Sebastião Soares mantém-se na nova comissão como vogal, tendo sido substituído na presidência por Eduardo Amândio de Oliveira Quissanga, quadro sénior do Banco Nacional de Angola. No BNA, Quissanga desempenhou vários cargos de relevo, entre os quais o de director do Departamento de Supervisão Comportamental. 
Por sua vez, a antiga administradora executiva do banco, Oksana Ivanovna Tikhonova, passou a integrar a nova comissão liquidatária como vogal, em substituição de Igor Leonidovitch Skvortsov, antigo presidente do Conselho de Administração do VTB-África. 
Recorde-se que, em maio deste ano, o governador do Banco Nacional de Angola revelou que os accionistas do banco de origem russa decidiram, por unanimidade, pela dissolução da instituição bancária. 
O VTB-África foi a única instituição bancária a não cumprir a exigência do Banco Nacional de Angola relativa ao aumento do capital social para o mínimo de 15 mil milhões de kwanzas, prazo que expirou em outubro de 2023. À data, o banco apresentava um capital social de 7,5 mil milhões de kwanzas. 
A estrutura accionista do VTB-África era composta pelo banco russo VTB e António Sumbula, detentores de 50,1% do capital, enquanto António Carlos Sumbula detinha 49,87%.