Bancos jogam na atencipação e reforçam capial social muito acima dos limites regulamentares
BANCA. Operadores contam com capital social acima do exigido pelo BNA para se prevenirem de riscos de mercado. Pelo menos seis bancos somam mais de 458,454 mil milhões de kwanzas de excedente.
Alguns bancos têm estado a jogar na antecipação e a efectuar aumentos de capital, apesar de se encontarem em conformidade com as directrizes do Banco Nacional de Angola (BNA) que determina 15 mil milhões de kwanzas como limite mínimo desde Outubro de 2023, como resultado do Aviso 17/22, de 5 de Outubro
Segundo contas do Valor Económico, pelo menos três bancos efectuaram aumentos desde o prazo limite, com um total 55 mil milhões de kwanzas. O BFA, que em 2022 já tinha o capital social fixado em 15 mil milhões de kwanzas, e injectou 30 mil milhões no período imposto pelo BNA, terminou o terceiro trimestre deste ano com 90 mil milhões de kwanzas como resultado de um incremento de 45 mil milhões, depois do prazo limite. Assim, a instituição passa a ter um excedente de 75 mil milhões de kwanzas face ao mínimo exigido.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.









Afastamento da Ghassist do novo aeroporto gera suspeitas de “esquemas” de favorecimento...