ENTREVISTA. Empresário Bartolomeu Dias considera que, passados 50 anos sobre a proclamação da Independência, o sector empresarial do país é dominado por estrangeiros porque estes têm suporte dos seus países, diferente da banca angolana que não tem condições para suportar a economia. E critica a discriminação do Governo no tratamento dos empresários angolanos, como, por exemplo, no acesso a divísas.
Mateus Mateus
jornalistaDÍVIDA. Últimos salários foram pagos há mais de sete anos e trabalhadores não têm dúvidas de que a culpa é da petrolífera pública que até se recusa a viabilizar a venda da empresa, apesar de haver interessados. Ao Valor Económico, PCA da Sonangol nega responsabilidade de condução do processo para a saída do impasse.
CONTESTAÇÃO. Venâncio promete impugnar novamente o congresso extraordinário do MPLA e acredita que desta vez será diferente, depois de já ter visto chumbada a providência cautelar por falta de provas.
JUSTIÇA. Há quatro anos, Joel Leonardo vem sendo acusado de violar a lei e a Constituição em disputas internas contra colegas do Tribunal Supremo. Agora é acusado de mandar para a reforma ‘à força’ o juiz conselheiro Aurélio Simba. CSMJ confirma que juiz foi, de facto, jubilado e que acção intentada por Aurélio Simba corre os seus trâmites e aguarda desfecho.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Em termos parciais, maior peso com as remunerações recai sobre os chefes de secções municipais. São mais de 13 mil em todo o país e custam 4,290 mil milhões de kwanzas, cerca de 59,39% do valor global e mais de 50%, face à estrutura orgânica anterior em que estavam contabilizados 6.560 chefes de secções municipais, com um peso de 2,158 mil milhões de kwanzas.
OMS alerta que Corredor do Lobito pode provocar riscos “graves” à saúde...