COMISSÁRIOS INDICADOS PELO LÍDER DA OPOSIÇÃO DE FORA

Assembleia Nacional “ignora” recurso da Unita e avança em Diário da República com nova composição da CNE

17 Jul. 2025 Mateus Mateus De Jure

CONFLITO. Assembleia Nacional publicou em Diário da República nova composição da CNE sem os comissários indicados pela Unita, partido que aguarda pela reação do Tribunal Constitucional a um recurso interposto àquela instância, depois de já ter visto chumbados dois processos. 

Assembleia Nacional “ignora” recurso da Unita e avança em Diário da República com nova composição da CNE

Já está publicada em Diário da República a resolução que aprova a nova composição da Comissão Nacional Eleitoral (CNE). A resolução da Assembleia Nacional ignora, no entanto, o recurso do Galo Negro que contesta a nova composição.

Em dois recursos que já foram chumbados pelo Tribunal Constitucional, a Unita defende que tem direito de indicar cinco comissários para a CNE, ao passo que o MPLA indicaria oito e não nove, como foi proposto pelo seu grupo parlamentar. A proposta do MPLA foi, entretanto, aprovada pela Assembleia Nacional e publicada em Diário da República sem contar com os comissários da Unita. 

Quanto à primeira providência cautelar que a Unita interpôs, em que solicitava a suspensão da votação da resolução parlamentar sobre a composição da CNE, o TC declarou a acção extinta por “inutilidade superveniente da lide”, como refere o Acórdão 990/2025.  Já a acção de contencioso parlamentar contra a Assembleia Nacional, em que a Unira apontava ilegalidade na nova composição da CNE, foi chumbada através do Acórdão 994/25, com o TC a argumentar que não se verifica na resolução n.º 118/24, de 5 de Dezembro, ofensa à Constituição e à lei, como denuncia o partido que lidera a oposição.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.