Morosidade volta a manchar emissão de passaportes
DOCUMENTAÇÃO. Cidadãos continuam na incerteza quanto ao tempo de espera para receber o passaporte, depois do investimento milionário em 2022, para a melhoria dos serviços. SME garante que demora se deve à transição em curso e reafirma prazo de espera de 30 dias, embora admita atrasos.

A emissão do passaporte ordinário voltou a ser uma ‘dor de cabeça’ para os utentes, havendo quem esteja à espera de receber o documento há cerca de seis meses, contrariamente aos 30 dias que são prometidos pelo Serviço de Migração e Estrangeiros (SME).
Segundo apurou o Valor Económico, desde o primeiro mês do ano que os passaportes não são entregues com regularidade ou nos prazos estabelecidos. Há, entretanto, quem tenha tido a ‘sorte’ de esperar ‘apenas’ dois meses, mas também há os mais ‘azarados’, cuja espera contabiliza mais de um ano.
Enquanto isso, os utentes queixam-se da falta de explicações concretas nos diferentes postos de atendimento. O posto Victoria Office, em Viana, está entre os que registam mais enchentes e queixas dos utentes sobre o mau atendimento e falta de resposta.
Alguns dos efectivos contactos explicam que as reclamações devem ser apresentadas no posto da Maianga, na sede do SME. “Aqui já não se faz reclamação”, respondeu um efectivo dos postos do Victoria Office. Resposta semelhante ouvimos do posto do Cazenga.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.
A arte de manifestar sem incomodar