O professor universitário Albino Pakisi faz um retrato parcial sobre o ensino do Direito em Angola e conclui que uma das questões centrais é de dimensão ética. Uma das razões, que o levou por 10 anos a investigar, estudar, escrever e finalmente publicar a obra ‘Filosofia do Direito’. O trabalho científico levanta preocupações éticas e dos direitos humanos, ancoradas numa perspectiva cristã, que influencia o seu autor a defender a tese da afirmação de duas escolas distintas do Direito em Angola, a Escola UAN e a Escola Católica. Conhecido também por se destacar, nos últimos anos, no comentário político, Pakisi faz uma avaliação dura sobre o estado da governação e da justiça. Aponta o dedo aos tribunais superiores, particularmente o Supremo, concluindo, grosso modo, que tudo se resume na falta de credibilidade e de confiança.
Mateus Mateus
jornalistaBALANÇO. Programa de Privatizações iniciado em 2019 contabiliza já 1,026 biliões de kwanzas, dos quais 616,55 mil milhões são vencidos, ao passo que o total recebido em numerário está fixado em 205,36 mil milhões de kwanzas.
BALANÇO. Programa de Privatizações iniciado em 2019 contabiliza já 1,026 biliões de kwanzas, dos quais 616,55 mil milhões são vencidos, ao passo que o total recebido em numerário está fixado em 205,36 mil milhões de kwanzas.
Banca. Banco Nacional de Angola não teve sempre o mesmo entendimento sobre a ‘tomada de assalto’ do Banco Keve pelo grupo Carrinho e não fundamenta o que o fez mudar de opinião. Regulador chumbou a primeira tentativa de o grupo financiar o banco em nome do empresário Rui Campos.
Lucros do VTB África caem 82% no primeiro trimestre
BANCA. Banco que tem como accionistas maioritários o russo VTB PAO (Moscovo) com 50,1% e António Carlos Sumbula, com 49,87%, não cumpriu, até ao momento, a publicação do relatório e contas do exercício passado. Prazo estendia-se até até 30 de Abril. Já foi publicado, entretanto, balancete do 1º trimestre de 2024.
PORQUÊ A FILHA?