Mateus Mateus

Mateus Mateus

jornalista

Assumiu a liderança da organização dos arquitectos há um mês, mas exerceu vários cargos nos anteriores mandatos. Vity Nsalambi aponta as falhas das grandes infra-estruturas do Governo assim como a tendência dos decisores de relegar o arquitecto para o último momento ‘‘quando deveriam ser envolvidos em todo processo’’. Denuncia o exercício ilegal da profissão, reivindica um maior protagonismo dos arquitectos e defende uma aposta maior nas obras públicas.

 

SUBVENÇÕES. Há quem pense que a medida deverá corrigir uma espécie de “concorrência desleal” que criava distorções no mercado, considerando-a acertada. Mas há também que veja na decisão do Governo o risco de uma escalada de preços de vários serviço, com destaque para os transportes, com consequências inclusive no absentismo no trabalho. Instituições do Governo passam a bola entre si e ninguém esclarece o que se segue.

A empresa de telecomunicações Africell estima investir mais de 105 milhões de dólares com a construção de 700 torres em quatro províncias, no âmbito do programa de construção de infra-estruturas próprias, depois de ver fracassada a possibilidade de utilizar as da Unitel.