DENÚNCIA. Três trabalhadores acusam a ministra das Pescas e Recursos Marinhos e directores. Queixam-se de terem sido vítimas de “maus-tratos” e exigem o cumprimento do caderno reivindicativo apresentado em 2023.
Mateus Mateus
jornalistaANÁLISE. Banco BAI, que lidera o ranking desde 2018, conservou a posição com um total de 4,537 biliões de kwanzas em 2023, depois de terminar 2022 com 3,194 biliões. Seguem-se o BFA, o Banco BIC, o Millennium Atlântico e o BPC.
PRIVATIZAÇÃO. Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado reconheceu que o Complexo Agro-Industrial de Caxito, alienado em 2020, foi para as mãos de um novo operador, mas não sabe dizer por que razão o antigo não abandona o espaço. Empresa Sanep, o novo dono, mostra-se preocupada com a degradação da infra-estrutura.
JUSTIÇA. Juíza relatora considerou que era “claramente inviável” a pretensão dos requerentes por estes não serem titulares de direito acção para a prática do acto. Advogados remeteram um novo recurso ao Supremo e alegam que o indeferimento liminar “é ilegal e inconstitucional”.
ADVOCACIA. Insatisfeitos, candidatos enviam ‘reclamação’ endereçada ao Conselho Nacional da Ordem dos Advogados com o conhecimento do Presidente da República, da Procuradoria-Geral da República e da Provedoria de Justiça.
PORQUÊ A FILHA?