Garante PCA da Sonangol

Refinaria do Lobito vai priorizar mão-de-obra qualificada local, garante PCA da Sonangol

A futura Refinaria do Lobito, actualmente em fase avançada de construção em Benguela, vai contar com mão-de-obra qualificada local assim que entrar em funcionamento. A garantia foi dada pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins, que confirmou ainda a inclusão de uma unidade de petroquímica no projecto.

Refinaria do Lobito vai priorizar mão-de-obra qualificada local, garante PCA da Sonangol
DR

Segundo o PCA, que falava à imprensa antes do discurso sobre o Estado da Nação do Presidente da República, o sector dos recursos minerais tem estado a contribuir para a economia e a refinaria do Lobito deve ser materializada para contribuir para a diversificação económica, estando neste momento numa fase muito avançada. 
Quando for concluída, refere Sebastião Martins, a infra-estrutura beneficiará do nível de desenvolvimento académico da população daquela parcela do território nacional, o que se concretizará após a inclusão dessa mão-de-obra qualificada localmente. 
Nas fases seguintes, a infra-estrutura contará, de acordo com o responsável, com uma área de petroquímica para o fabrico de compostos orgânicos e outros materiais essenciais no dia-a-dia do universo industrial. 
A Refinaria do Lobito é uma infra-estrutura projectada para refinar até 200 mil barris de petróleo bruto por dia e visa contribuir para o esforço do Estado na eliminação gradual da actual dependência da importação de produtos refinados, principalmente gasolina e gasóleo.