Defensor de uma “melhor gestão” das empresas públicas de energia e águas, o presidente da Associação dos Agentes Autorizados da Ende acredita que essas empresas teriam condições de suportar o OGE. E alerta que as prestadoras de serviço devem organizar-se, ao mesmo tempo que propõe a legalização dos garimpeiros de água, enquanto oportunidade para o fomento de pequenos empresários no negócio das águas.
Mateus Mateus
jornalistaLucro da Mundial Seguros cresce quase 130%
Mundial Seguros obteve um lucro de mais de 12,869 mil milhões de kwanzaz durante o exercício de 2024, um aumento de 12,479 mil milhões de kwanzas face aos 390 milhões de 2022, ano em que a seguradora detida a 70% pelo Banco de Poupança e Crédito (BPC) voltou a ter resultados positivos, depois de cinco anos consecutivos de resultados negativos.
PRIVATIZAÇÃO. Empresa que não cumpriu o contrato não quer sair para permitir outra vencedora assumir a gestão. Igape não responde ao jornal e novo gestor acredita existir “um poderoso” por trás da empresa que não quer entregar o activo.
JULGAMENTO. Venda do CIF preocupa advogados que lutam pelo caso que corre no Tribunal Supremo desde Março, defendendo que sentença já foi ditada. Tribunal promete trazer o Estado para ser ouvido, enquanto julgamento voltou a ser adiado para 13 de Maio.
Reconhece o contributo do Estado na criação de legislação para o sector petrolífero assim como a isenção fiscal para a exportação da produção, mas defende que poderia fazer-se mais, reduzindo os impostos. Presidente do conselho de administração da primeira petrolífera angolana privada que já contribui com 3% do petróleo produzido no país, Edson dos Santos avança que a empresa espera atingir 80 mil barris até 2030 e cerca de 400 milhões de barris em reserva.
OMS alerta que Corredor do Lobito pode provocar riscos “graves” à saúde...