Mateus Mateus

Mateus Mateus

jornalista

Defende necessidade da criação de um programa de fomento à produção do café depois de ter falhado o Planacafé e pede atenção especial às grandes empresas que possam ter capacidade de atender à demanda nacional e internacional. Para João Pereira, o café e o cacau deveriam ser usados como moeda de troca no mercado internacional para obtenção de dólares para o país e insiste não entender a falta de investimentos nos dois produtos que podem render mais dinheiro que o petróleo.

É especialista internacional com experiência de processo de leasing em países em vias de desenvolvimento em África, América Latina e Médio Oriente. Na sua primeira vinda a Luanda, Rafael Castillo vem como consultor do programa do Governo financiado pelo Banco Mundial, o “Diversifica Mais”. Diz ter o desafio de convencer os bancos comerciais e os mais variados produtores a massificar o serviço de leasing, pois entende ser um instrumento que poderá contribuir de forma significativa na diversificação da economia do país.

CRÉDITO. Nível de incumprimento do crédito concedido ao abrigo do Aviso 10/24 aumentou de 29,66 mil milhões para 63,93 mil milhões de kwanzas, estando este incumprimento concentrado nas médias empresas, por outro lado, as empresas da capital foram as maiores beneficiárias dos créditos desembolsados.