ZUNGUEIRA
BFA NA EUROPA E SBA NOS EUA

Deutsch Bank e JP Morgan voltam a admitir correspondência em dólar e euro para bancos angolanos

DIVISAS. Standard Bank foi aprovado pelo norte-americano JP Morgan para a abertura de conta correspondente em dólar e euro, depois de ter iniciado o processo em Junho passado. Banco conta que o “longo e aturado” processo teve início em 2023, tendo merecido análise “rigorosa e detalhada” de due diligence.

Deutsch Bank e JP Morgan voltam a admitir correspondência em dólar e euro para bancos angolanos


Passados 10 anos desde que os últimos correspondentes internacionais abandonaram o mercado nacional, o Banco Fomento Angola (BFA) e o Standard Bank Angola (SBA) anunciaram a conclusão dos novos acordos e abertura de contas em dólares e euros para os novos correspondentes internacionais. 

O Standard Bank foi aprovado pelo norte-americano JP Morgan para a abertura de conta correspondente em dólar e euro, depois de ter iniciado o processo em Junho passado. O banco conta ainda que o “longo e aturado” processo teve início em 2023, tendo merecido análise “rigorosa e detalhada” de due diligence, liderada pela equipa de compliance do Standard Bank Angola e apoiada pela equipa de instituições financeiras do Grupo Standard Bank. “Esta decisão marca a reentrada do banco J.P. Morgan, o maior banco do Mundo, no mercado angolano”, refere Luís Teles, CEO do SBA, num comunicado enviado ao Valor Económico. 

Já o BFA foi admitido no mercado europeu com a abertura de contas correspondentes em dólares e euros junto do Deutsche Bank, tornando-se a primeira instituição bancária angolana a alcançar este “marco histórico”, de acordo com a instituição numa nota divulgada nesta terça-feira. “O Deutsche Bank é uma das maiores e mais prestigiadas instituições financeiras da Europa, com licença para ‘clearing’ em dólares dos Estados Unidos”, escreveu o BFA.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.