Ecodima alerta Massano para dificuldades com reembolsos de IVA e dívidas do Estado
A Associação de Empresas de Comércio e Distribuição Moderna de Angola (ECODIMA) prevê entregar hoje, ao Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, um documento no qual relata as dificuldades sentidas devido ao reembolso do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e aos atrasados do Estado.
De acordo com a associação, os membros têm tido dificuldades em aceder ao reembolso do IVA, que é um mecanismo previsto por lei e também com as dívidas do Estado para com as empresas por regularizar.
A dívida do Estado para com empresas nacionais tem sido um problema relatado continuamente pelas empresas. Os atrasos já levaram mesmo ao encerramento de empresas e desemprego.
Em Abril deste ano, a ministra das Finanças, Vera Daves admitiu que um problema de liquidez estava na base dos atrasos dos pagamentos a empresas com contratos com o Estado, mas garantiu que a situação estava a ser regularizada. A ministra chegou a incentivar os empresários angolanos a explorar outros mercados e interações com entidades privadas, uma vez que "alguns negócios estão estruturados de tal forma que 80% a 90%" da sua atividade é com o Estado.
"Isso é uma exposição grande. Obviamente não estou a dizer: parem de negociar com o Estado. Mas certamente é necessário pensar em formas de diversificar o seu portfólio de clientes, olhando também para o sector privado e olhando para a região, porque muitas das vezes temos oportunidades na região".








Morreu Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó”, antigo presidente da Assembleia...