O antigo inspetor-geral da Autoridade Nacional de Inspeção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), Diógenes de Oliveira considera que o Governo "esteve muito bem" embora a decisão seja "tardia" na reformulação da Autoridade Nacional de Inspeção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) e de criar uma nova entidade para inspecções, no sentido de evitar a sobreposição das fiscalizações e de concentrar numa única instituição as vistorias económicas, embora a decisão seja "tardia".
Isabel Dinis
O Governo decidiu extinguir o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), refundar a Autoridade Nacional de Inspeção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) e criar uma nova entidade para inspecções, para evitar a sobreposição das fiscalizações e concentrar numa única instituição a vistorias económicas.
Emigração. Mulheres e jovens são os que mais deixaram o país. Angola saiu da sétima posição da população estrangeira a residir em Portugal para a terceira. Situação económica e busca por melhores condições de vida entre as motivações.
A produção de leite e ovos registou uma queda de 12,6% e 12,3%, respectivamente, na campanha agrícola de 2023/2024. Estes produtos são amplamente consumidos pela população e integram a cesta básica.
A Associação de Hotéis e Resorts de Angola (AHRA) propôs ao Governo que as inspecções no sector do turismo deixem de ser feitas pela Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) e voltem a ficar com o Ministério do Turismo, como acontecia até 2020.










Novos funcionários do Ministério da Agricultura há dois meses sem salários, denunciam...