Petróleo Brent sobe mais de 2% para 114 dólares e aumento acumulado aproxima-se dos 60%
O preço do barril de petróleo Brent, de referência para as exportações angolanas, subiu hoje a meio da manhã mais de 2% face a sexta-feira, devido às tensões no Médio Oriente.
Cerca das 11:00 em Angola, o preço do barril de Brent do Mar do Norte, para entrega em Maio, subia 2,13% para 114,97 dólares, depois de ter atingido o máximo de 116,89 dólares durante a sessão. O barril de petróleo de referência nos Estados Unidos, West Texas Intermediate (WTI), para entrega também Maio, avançava à mesma hora 1,96% para 101,50 dólares.
O gás natural para entrega em Abril no mercado TFF dos Países Baixos, referência na Europa, também se valorizava, 1,80% para 55,23 euros por megawatt-hora (MWh).
A subida do petróleo Brent reabre com força o risco inflacionista e cria pressão sobre os bancos centrais, que poderiam começar a ter de reconsiderar um aumento das taxas para combater o aumento dos preços.
Desde o início do conflito, a 28 de fevereiro, até à última sexta-feira (dia 27), os futuros da commodity já tinham subido mais de 45%, devido às interrupções do fluxo de petróleo no Estreito de Ormuz, por onde passa 20% da produção mundial. Antes dos ataques, o Brent estava cotado nos 72,48 dólares.







“A logística em Angola não pode ser pensada por políticos, mas...