Em conferência de imprensa

PCA da TAAG assume companhia como "activo estratégico" e de projecção internacional de Angola

22 May. 2026 Empresas & Negócios

O presidente do conselho de administração da TAAG, Clóvis Rosa afirmou, hoje, que a TAAG é um ativo ‘estratégico’ de Angola e que nem todos os países conseguem “desenvolver e consolidar” uma companhia aérea de bandeira com capacidade operacional além-fronteiras, pelo que Angola escolheu continuar a investir na companhia.

PCA da TAAG assume companhia como "activo estratégico" e de projecção internacional de Angola

De acordo com o responsável a TAAG é um instrumento de mobilidade, integração territorial, conectividade regional e projecção internacional de Angola.  
Durante o evento, a administração revelou que A companhia voltou a registar resultados negativos, com um prejuízo avaliado em 146,6 milhões de dólares no ano passado, anunciou hoje o presidente do conselho de administração da companhia, que prevê que 2026 será o ano da “grande viragem”. 
Clóvis Rosa entende que os resultados negativos da TAAG reflectem, em grande medida, o impacto de investimentos estruturantes associados à modernização da frota, à reorganização operacional, à transição aeroportuária, ao reforço da capacidade técnica,  à recuperação dos sistemas afectados pelo ‘cyber attack’ e à  implementação de medidas essenciais para assegurar a sustentabilidade  futura da companhia. “2025 foi um ano de reorganização, estabilização operacional e preparação estrutural da companhia. E 2026 tem de ser um grande ano de viragem”. 
Ao longo de 2025, a TAAG transportou 1,26 milhões de passageiros,  operou uma rede de 26 destinos domésticos, regionais e intercontinentais  e registou receitas globais de 437 milhões de dólares.  
“Encerrámos o exercício com uma frota de 32 aeronaves e prosseguimos o  processo de modernização da frota através da introdução progressiva das  aeronaves Boeing 787-9 Dreamliner e Airbus A220-300".  
 
Ao longo de 2025, a companhia realizou 275 novas contratações, incluindo  pilotos, tripulantes de cabine e técnicos especializados, ao mesmo tempo  que avançou com programas de formação estruturada para pilotos e  técnicos de manutenção de aeronaves.  
“Temos plena consciência de que a segurança operacional, fiabilidade e  qualidade de serviço dependem directamente das pessoas”.  
Os resultados da TAAG estão a ser apresentados hoje, em Luanda.